As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram hoje e vão até quinta-feira. O Ministério da Educação disponibilizou 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições. Podem participar estudantes que fizeram o Enem, obtiveram nota acima de zero na redação e não são treineiros.
O sistema, gerenciado pelo MEC, utiliza a média do Enem até o limite das vagas, considerando as escolhas dos candidatos e o perfil socioeconômico. Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 30 de janeiro, com matrículas de 1º a 7 de fevereiro.
Novidades em 2024: Adaptações na Lei de Cotas e Lista de Espera Estendida
Neste ano, o Sisu segue as alterações na Lei de Cotas, priorizando a classificação conforme o desempenho no Enem, inicialmente na ampla concorrência. As instituições seguem os percentuais do Censo 2022, com vagas reservadas considerando critérios como escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
A lista de espera poderá ser usada durante o ano todo para preenchimento de vagas não ocupadas. Candidatos não selecionados na chamada regular podem manifestar interesse de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, seguindo procedimentos de cada instituição.