Um estudo feito pela “Deloitte”, empresa de auditoria que atua em mais de 150 países, aponta o Real Madrid como o clube de maior faturamento na temporada 2022/2023. O time Merengue é líder, com receita de 831,4 milhões de euros (aproximadamente R$ 4,4 bilhões).
O relatório “Football Money League”, que é divulgado anualmente pela multinacional, coloca o Manchester na segunda colocação, pouco atrás do time espanhol. O PSG é o terceiro, com 801,8 milhões (cerca de R$ 4,2 bilhões).
Nenhum time brasileiro aparece no “Top 30” do estudo, mas o Flamengo é citado por ter ficado muito próximo de alcançar um lugar na lista. O Inter Miami é outro clube que passou perto de figurar entre as maiores receitas.
“A Money League tem sido historicamente constituída por clubes europeus, mas poderá haver desafios à hegemonia no curto prazo por parte de clubes dos EUA e do Brasil. O Inter Miami teve um aumento significativo de receita após a contratação de Lionel Messi em 2023, enquanto o Flamengo bateu à porta do top 30 deste ano”, diz um tópico do estudo intitulado “Ligas desafiadoras”.
O estudo da “Deloitte” avalia três tipos de receitas dos clubes: matchday (ingressos para a temporada e bilheteria), direitos de transmissão (incluindo participações em ligas e competições da europa) e comercial (marketing e patrocínios).
Confira os 30 clubes mais ricos do mundo: