
Quase 60% dos cearenses ainda não têm acesso à rede de esgoto, conforme novos dados do Censo 2022 do IBGE divulgados nesta sexta-feira (23) que mostram a realidade do acesso a esgoto, água e coleta de lixo no Brasil.
O levantamento do IBGE também aponta que em 102 dos 184 municípios a "fossa rudimentar", ou um buraco, era a forma mais usada pela maioria da população como meio de esgotamento sanitário.
Conforme a pesquisa, dos 184 municípios cearenses, apenas nove cidades têm mais da metade da sua população atendida por uma rede de esgoto. São elas:
Nos outros 175 municípios cearenses, a maioria da população vive em casa que não estão conectadas a nenhum serviço público de coleta de esgoto. Entre essas, existem quatro dessas cidades do Ceará que menos de 1% da população possui conexão à rede esgoto. São elas: