22°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Confira quem pode receber a vacina contra a gripe nos postos de saúde no Ceará

Secretaria da Saúde recomenda a imunização de grupos prioritários para evitar casos graves da doença no período de chuvas.

03/04/2024 às 13h30
Por: Raflézia Sousa Fonte: G1 Ceará
Compartilhe:
Carlos Bassan
Carlos Bassan

A vacinação contra a influenza, também conhecida como vacina da gripe, está disponível para grupos prioritários em todo o Ceará, que tem por meta alcançar 90% da cobertura do público-alvo. A recomendação é para que a população se imunize neste período de chuvas, quando há aumento no número de casos da doença.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e provoca sintomas de síndrome gripal. A vacina atua contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B (Haemophilus Influenza). Em todo o estado, os postos de saúde se mobilizam para a aplicação das vacinas. 

Quem deve procurar a vacina da gripe:

  • Crianças de até 6 anos
  • Trabalhadores da saúde
  • Professores de ensino básico e superior
  • Trabalhadores da segurança pública
  • Pessoas em situação de rua
  • Povos indígenas
  • Trabalhadores do transporte público
  • Pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente

De acordo com Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, a vacinação contra a gripe é atualizada de forma anual, e os grupos prioritários devem reforçar a proteção no período das chuvas, quando há alta de casos de influenza.

"A vacinação é uma forma muito eficaz e garante a proteção principalmente de formas graves do adoecimento e da hospitalização, para que não possam agravar e sobrecarregar os serviços de saúde", comenta a gestora.

No Ceará, a campanha de vacinação contra a gripe começou de forma antecipada, em 11 de março, tendo recebido 904 mil doses do Ministério da Saúde. Ainda segundo Ana Karine, a população também deve aproveitar a oportunidade para atualizar as doses de outros imunizantes, de acordo com a caderneta de vacinação de cada um.

Publicidade
Publicidade
Publicidade