20°C 31°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

86 mulheres são mortas no Ceará nos últimos quatro meses; abril soma 18 casos

Casos de abril apresentaram desaparecimentos e mortes de jovens e crimes que envolvem facções criminosas e torturas

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
14/04/2024 às 10h52
86 mulheres são mortas no Ceará nos últimos quatro meses; abril soma 18 casos
Reprodução

Em apenas 12 dias, este mês de abril registra pelo menos 18 mortes violentas de mulheres no Ceará. Os crimes ocorreram em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Acopiara, Guiauba, Ubajara, Tianguá, Sobral, Acaraú e Caucaia. Somados com os casos dos meses janeiro, fevereiro e março, que contabilizaram 68 mortes, são 86 mulheres mortas vítimas de violências.

Importante ressaltar que os números de março estão registrados no relatório de ocorrências da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) somente até o dia 20, ou seja, há possibilidade do número ser maior que 86, em razão de serem dados parciais. 

A maioria dos casos de abril são registros de desaparecimentos de garotas seguido de achado de cadáveres, casos que envolvem facções criminosas e de torturas. Vítimas encontradas com pés e mãos amarradas. 

No decorrer do ano de 2024, entre janeiro e março, foram 68 mulheres mortas por Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, feminicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte. Pelo menos 33 cidades tiveram registros de morte de mulheres, sendo a mais velha com 64 anos e a mais nova morta em Caucaia, com seis anos de idade. Os dados são da SSPDS.

Os últimos casos foram registrados em Fortaleza, Caucaia, Guaiuba, ambas na Região Metropolitana. Além de Sobral, onde foi morta uma vítima identificada apenas como Luisa. Na madrugada desta sexta-feira, 12, no bairro Carlito Pamplona, duas jovens identificadas como Karoline Vitória e Luana Soares foram mortas a tiros.