Setecentos quilos de tilápia misturados em mais de 500 kg de temperos em uma panela que pesa mais de 12 toneladas. Tudo isso para fazer o maior caldo de peixe do Brasil. A receita de proporções colossais é o carro-chefe da Festa Regional da Tilápia, que ocorre na cidade de Armazém, interior de Santa Catarina.
No sábado, 27, e no domingo, 28, ocorrerá a 3ª edição da Festa. A prefeitura de Armazém, cidade localizada a 170 km de Florianópolis, espera receber mais de 4 mil pessoas para degustação gratuita dos quase 2.500 litros do caldo de tilápia.
Ao portal SC Todo Dia, Edson Loffi Feuser, responsável pela preparação do prato, conta que o caldo começará a ser preparado antes do amanhecer, por volta das 4h da madrugada do domingo, 28. A meta é que a iguaria seja servida ao meio-dia.
Durante o cozimento, além de peixe e água, serão utilizados cebola, folhas de louro, tomate, salsinha, alho poró e banha de porco. Para manusear toda a mistura, os cozinheiros precisam se apoiar em uma plataforma elevada ao redor do caldeirão.
Para servir o caldo, uma retroescavadeira adaptada com uma colher gigante é utilizada para despejar o preparo em um funil, onde é dividido em panelas menores. Logo em seguida, o alimento é distribuído gratuitamente para os visitantes da Feira.