
Como todo bom brasileiro que se preze - e que aposta na emoção de deixar para a última hora -, em Santa Quitéria dezenas de eleitores formam uma fila no Cartório Eleitoral, a poucas horas para o final do prazo para regularizar o título - nesta quarta-feira (08). Quem passa desde ontem pela rua Monsenhor Furtado percebe o grande número de pessoas e que chega a dobrar a esquina, a espera para ser atendido.
Já prevendo esta situação, a Justiça Eleitoral ampliou o expediente de funcionamento até as 17h e que permanecerá assim até amanhã. Em alguns casos, a demanda pode ser resolvida pela internet, como correção de dados, transferência, pendências ou certidão, no serviço "autoatendimento eleitoral".
A falta de regularização pode levar ao cancelamento. Em Santa Quitéria, há 33.656 eleitores aptos, no entanto, mais de 6 mil estão com o título cancelado, o que implica no impedimento de atividades em diversas áreas do setor público.
A maior procura no Cartório tem sido para realizar a transferência de títulos, de pessoas que vêm de outros municípios e desejam transferir o local de votação para Santa Quitéria. Para realizar os procedimentos necessários, é preciso ter em mãos um documento oficial de identidade e um comprovante referente de domicílio eleitoral.