A Copa do Brasil de 2024 trouxe uma marca desfavorável para o futebol cearense, sem nenhum clube do estado avançando para a quarta fase do torneio. Esta é a primeira vez que isso acontece desde 2017.
Com um novo formato desde 2021, a competição nacional agora possui sete fases, em vez das oito anteriores. Equipes antes classificadas diretamente para as oitavas de final, como os times da Libertadores e o campeão da Copa do Nordeste, agora entram na terceira fase do torneio.
Neste ano, Ceará, Ferroviário, Fortaleza e Iguatu representaram o Ceará na Copa do Brasil e foram eliminados, respectivamente, na 3ª, 2ª, 3ª e 1ª fase. A última vez em que nenhum clube cearense avançou para a quarta fase foi em 2017, quando Atlético-CE, Ceará, Fortaleza e Guarani de Juazeiro participaram, sendo este último o mais bem-sucedido, chegando até a segunda fase.
De 2018 a 2023, pelo menos um time cearense alcançava ou ultrapassava a quarta fase da Copa do Brasil. O Fortaleza teve a melhor performance nesse período, chegando até a sexta fase (semifinal) em 2021.