21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Quadra chuvosa em Santa Quitéria termina acima da média com resultado mais alto dos últimos 15 anos

Foram observados 783.7 milímetros neste ano, sendo 58.6% superior ao considerado normal

09/06/2024 às 15h52 Atualizada em 09/06/2024 às 15h58
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Thiago Rodrigues/AVSQ
Thiago Rodrigues/AVSQ

A quadra chuvosa de 2024 em Santa Quitéria, que teve início em fevereiro, finalizou no mês de maio com chuvas acima da média. Foram observados 783.7 milímetros neste ano, sendo 58.6% superior ao considerado normal (494 mm). Esse foi o maior resultado dos últimos 15 anos, ficando atrás somente das chuvas do ano de 2009, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Já o mês de maio, apesar de ter tido uma significativa distribuição de chuvas em todo o território cearense, não atingiu a média em Santa Quitéria. Foram registrados apenas 34.5 mm, um valor 44,5% menor, mas ainda foi superior às chuvas do ano anterior.

O inverno deste ano, inclusive, ocasionou danos e transtornos a população, com pontos de alagamento que se formaram no mês de fevereiro, alagando casas, deixando locais sem acesso e centenas de famílias afetadas com perdas de bens.

Algacy Filho

A quantidade de chuvas surpreendeu parte da população, já que em dezembro de 2023, os especialistas da Funceme previam uma quadra chuvosa abaixo da média devido ao fenômeno Super El Niño. Ainda no início do ano, outra pesquisa foi publicada prevendo precipitações abaixo da média nos meses de fevereiro a abril, em todo o estado.

Ainda em janeiro, os Profetas da Chuva se reuniram em Quixadá e fizeram previsões que indicavam que a quadra chuvosa de 2024 seria dentro da média a partir do final de fevereiro, segundo uma série de indicativos da natureza. Desta vez, suas análises estavam corretas, já que no estado do Ceará, as precipitações da quadra chuvosa ficaram dentro da média, com 643,3 milímetros de chuva, considerado um dos melhores resultados desde 2020. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade