21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Santa Quitéria promove campanha de vacinação contra a Poliomielite

Expectativa é reduzir o número de crianças não vacinadas e reforçar medidas para a erradicação da doença

09/06/2024 às 16h32
Por: Josyvânia Monteiro
Compartilhe:
Marcos Barbosa/Comus
Marcos Barbosa/Comus

Ocorreu neste sábado (08/06) em Santa Quitéria, o Dia D contra a Poliomielite. Mutirão ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede, para reduzir o quantitativo de crianças não vacinadas e assim, reforçar medidas para a erradicação da doença.

A campanha deste ano foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 27 de maio e vai até a próxima sexta (14). A meta de 2024 é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo – crianças menores de 5 anos de idade. No dia anterior, os postos de saúde dos distritos começaram a aplicar a vacinação.

De acordo com a coordenadora de imunização, Denise Tavares, Santa Quitéria recebeu 60% da meta, um total de 1.260 doses, distribuído para todo o município.

O objetivo da campanha é diminuir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. Atualmente, o único meio de prevenção disponível para todos é a vacinação.

Saiba mais

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. A poliomielite, doença imunoprevenível causa sequelas permanentes, como a paralisia dos membros inferiores, e risco de morte.

Publicidade
Publicidade
Publicidade