20°C 22°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Após quadra chuvosa acima da média, Funceme esclarece prognóstico de menos chuvas em 2024: “condição totalmente atípica”

Em janeiro, a fundação havia apresentado prognóstico para maior chance de precipitações abaixo da normalidade, devido ao fenômeno El Niño

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Site Miséria
09/06/2024 às 15h34
Após quadra chuvosa acima da média, Funceme esclarece prognóstico de menos chuvas em 2024: “condição totalmente atípica”
Jucemar Silva

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme) apresentou o balanço da quadra chuvosa de 2024, que terminou com um acumulado de 764 milímetros, o que representa um desvio positivo de 25,4%, acima da média histórica. Os dados foram apresentados em coletiva nesta sexta-feira (7).

O resultado positivo divergiu do que foi previsto pela Funceme no início do ano. Em janeiro, a fundação havia apresentado prognóstico para maior chance de precipitações abaixo da normalidade, devido ao fenômeno El Niño, que historicamente costuma interferir relativamente nas chuvas no Ceará.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Por que as previsões não refletiram isso? Os modelos não estavam prontos para  perceber como isso [águas do Atlântico superaquecidas] poderia suplantar o El Niño que estava presente. Todos os modelos, em sua unanimidade, deram indicativos de chuvas abaixo da média”, explica Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

“Neste ano, a gente teve essa condição totalmente atípica, excepcional e anômala, que nunca tinha sido observada no Atlântico e isso acabou influenciando na ocorrência das chuvas no estado”, acrescenta Sakamoto.

Os acumulados mais expressivos foram registrados entre fevereiro e março. O primeiro mês apresentou um desvio de quase 100%, já o segundo, de 13%. No quadrimestre, o Litoral de Fortaleza, por exemplo, acumulou 1.253,2 mm (+51,2%). Sertão Central e Inhamuns, por outro lado, apresentaram relativa escassez, com 583 mm.