O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um reajuste de 10,86% no programa Bolsa Atleta durante um encontro com atletas olímpicos e paralímpicos no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira (11). O decreto, que visa atualizar os valores do programa após 14 anos sem reajuste, foi assinado por Lula, que ressaltou a importância do incentivo para o desenvolvimento do esporte no Brasil.
“Quando nós resolvemos criar o Bolsa Atleta era porque a cultura brasileira, muitas vezes, ela não leva em conta que, antes das pessoas virarem importantes, famosas e terem patrocínio privado, muitas pessoas não tinham sequer um tênis para praticar o seu esporte. O empresário não tem nenhuma obrigação de olhar para um atleta que não tem medalha de ouro, mas o Estado brasileiro e o seu governo eles têm que olhar para todos os atletas e mais para aqueles que podem, no futuro, ganhar medalha de ouro se eles tiverem condições de praticar esporte”, afirmou Lula.
Atualmente, mais de nove mil esportistas são beneficiados pelo Bolsa Atleta, com valores que variam de R$ 370 a R$ 15 mil. O reajuste será aplicado a partir de agosto, abrangendo todas as categorias do incentivo: Estudantil, Base, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica.