22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Inscritos no CadÚnico podem garantir celular gratuito; saiba como se inscrever

Inscritos no CadÚnico foram escolhidos como um dos principais grupos-alvo do Internet Brasil

24/07/2024 às 13h47
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
Compartilhe:
MDS
MDS

Com o objetivo de oferecer mais benefícios à população, o Governo Federal lançou uma nova iniciativa para os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. O programa Internet Brasil foi criado para promover a inclusão social por meio da distribuição de celular gratuito para beneficiários do CadÚnico e destacar a importância da tecnologia na vida dos brasileiros.

O projeto surgiu a partir da observação feita durante a pandemia: a necessidade urgente de acesso à internet e aos dispositivos que possibilitam essa conexão. Para enfrentar essa dificuldade, os inscritos no CadÚnico foram escolhidos como um dos principais grupos-alvo do Internet Brasil.

Como se inscrever no CadÚnico para receber o celular gratuito?

O programa distribuirá chips e celulares gratuitamente para estudantes e professores, com a meta de ampliar o acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento pessoal por meio da tecnologia. Atualmente, estudantes de escolas públicas de cidades nordestinas que integram o Programa Nordeste Conectado já estão sendo beneficiados.

Para se inscrever no CadÚnico, é necessário:

  • Apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706,00) ou uma renda familiar de até três salários mínimos (R$ 4.236,00);
  • Procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo;
  • Ter um responsável pela família para responder às perguntas do cadastro;
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF,
  • Carteira de Identidade (RG), Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Uma pré-inscrição também pode ser feita pelo aplicativo do Cadastro Único, sem a necessidade de sair de casa. O usuário só precisará ir até o CRAS para uma avaliação complementar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade