A partir da próxima segunda-feira (05/08), as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o licenciamento e a ativação de estações 5G em Catunda e mais 14 municípios cearenses. A Anatel, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, está acelerando o processo para expandir o sinal 5G pelo Brasil.
Apesar da liberação da faixa, a instalação das redes 5G nos municípios dependerá do planejamento individual de cada operadora. Esta informação foi divulgada na terça-feira (30/07), após a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
“O avanço da implantação do 5G está em ritmo acelerado, e estamos nos esforçando ao máximo para antecipar os prazos definidos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais, e nossa missão é expandi-lo para as pequenas cidades, permitindo que toda a população brasileira usufrua dos benefícios desse serviço”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A Entidade Administradora de Faixa (Siga Antenado) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. Quem recebe as transmissões pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com o 5G.
Inscritos no Cadastro Único podem solicitar o kit gratuito à Siga Antenado, fazendo o agendamento para a instalação dos novos equipamentos através do site ou pelo telefone 0800 729 2404.