22°C 39°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ideb 2023: Catunda fica na 5ª posição nacional no ensino fundamental

A nota do Ideb considera dois fatores: a aprovação dos alunos e as médias de desempenho em Português e Matemática

15/08/2024 às 13h21 Atualizada em 15/08/2024 às 13h23
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

O município de Catunda ficou entre os 10 com maiores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 na categoria de anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º, no Brasil. Figurando na 5ª posição com nota 8,4, chegou a ficar a frente de cidades maiores como Sobral.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácio. Catunda permanece a trajetória dos últimos anos, em que atingiu altos níveis de excelência sendo premiada e reconhecida nacionalmente, com suas unidades de ensino figurando entre as 100 melhores do país.

A prefeita Ravenna Lima, através das redes sociais, comemorou o resultado e expressou agradecimento aos profissionais da educação catundense. "Não sei mais o que falar, somente agradecer. Último ano da minha gestão está encerrando e, com certeza, fecharemos a educação com chave de ouro", publicou.

A nota do Ideb considera dois fatores: a taxa de rendimento escolar (aprovação dos alunos) e as médias de desempenho (proficiência) em Português e Matemática. Desse modo, quanto melhor for o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é a nota do Ideb.

Pires Ferreira, na microrregião de Ipu, é a cidade com maior nota do Ideb do País nos anos iniciais, cravando a nota 10. O Ceará é o estado com o maior número de instituições que lideram o principal indicador de qualidade da educação no país, cujos dados monitorados são divulgados a cada 2 anos.

Catunda - CE
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade