Mercados de São Paulo passaram a colocar lacres nos vidros de azeite para evitar furtos. Diversas unidades de uma rede de supermercados reforçaram a proteção nos vidros. A medida ocorre por conta do aumento de preço do produto.
Em frente às prateleiras, clientes pesquisam e tentam buscar o azeite de menor preço. Mas a variação de valor é pequena. Ele passou a ser um produto evitado no mercado.
Dona Denise chegou a escolher uma marca, mas considerou inacessível. A garrafa de meio litro de azeite está quase R$ 50. Muita gente tem optado pelos óleos. Uma cozinheira de um restaurante árabe relatou a dificuldade de investir no produto e necessária mudança na quantidade: "Se antes era um fio, agora é uma gota".
O calor e a seca que atingem a Europa continuam afetando o preço do azeite no Brasil, que encareceu quase 50% nos últimos 12 meses até maio, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).