A promotora eleitoral da 54ª Zona, Priscila Rayana de Medeiros Souza, se manifestou favorável nesta sexta-feira (30/08) ao cancelamento de um comício do candidato à reeleição Braguinha (PSB), de Santa Quitéria, que está programado para ocorrer neste sábado (31/08) nas Seis Bocas. A representação, ingressada pela coligação Mudar para Transformar Santa Quitéria, foi baseada no descumprimento de um acordo prévio firmado entre os candidatos, que previa a divisão igualitária de datas para a realização de eventos de campanha.
Segundo o acordo, que foi estabelecido na presença do Ministério Público e do Poder Judiciário, o sábado estaria reservado para o candidato Evelardo Bié (NOVO) realizar suas atividades na sede. No entanto, a coligação Por Amor à Santa Quitéria (PSB) decidiu marcar um comício para o mesmo dia, o que levou à representação por parte do Ministério Público Eleitoral, para assegurar igualdade de oportunidades.
"Nesse sentido, o candidato José Braga Barroso não pode cumprir o acordo somente quando lhe convém", justificou a promotora. Outro ponto levantado é o contingente policial limitado no município, o que demanda uma organização cuidadosa dos eventos e garantir a segurança de todos os envolvidos ao decorrer do pleito.
Até o fechamento desta matéria, não havia uma decisão definitiva da Justiça Eleitoral, havendo a possibilidade de que Braguinha recorra ao Tribunal Regional Eleitoral para tentar a liberação de seu comício. O candidato ainda não se pronunciou sobre a representação.