O deputado federal José Guimarães (PT) diz que tem intenção de se tornar governador do Ceará, “mais cedo ou mais tarde”. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (3), em entrevista exclusiva aos jornalistas Katiúzia Rios e Miguel Anderson Costa, no programa Balanço Geral Ceará Manhã, da TV Cidade Fortaleza.
“Quem não aspira um dia governar o seu estado?”, questionou o parlamentar ao ser perguntado sobre o tema. “Eu sempre era visto como de vastidor. Hoje migrei, sou do bastidor, mas também falo pra sociedade, pela referência que sou no Brasil e no Ceará. Quando vou nos cantos, carreatas, sou visto como o representante, o homem do Lula no Ceará”, disse ele, ainda, na ocasião.
Guimarães, durante a entrevista, também se colocou como pré-candidato ao Senado em 2026. “Não escondo de ninguém. Evidente, tem que discutir com os alidos, com o governador Elmano [de Freitas], com o ministro Camilo [Santana]… Minha cota de sacrifício já está exageradamente dada. Já renunciei a vários momentos em função do coletivo”, declarou Guimarães.
José Guimarães é deputado federal e está no quinto mandato na Câmara dos Deputados, sendo hoje líder do governo na casa legislativa. Aliado próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Guimarães fez carreira política no PT, tendo atuado com Lula durante a campanha dele ao Planalto em 1989.
Guimarães destacou que esteve com o PT “nos tempos bons e nos tempos ruins, nas derrotas e nas vitórias”. “O único cearense que foi quatro vezes visitar o Lula pessoalmente, em Curitiba, na prisão injusta dele. Nunca vou sair do PT. Tenho esse DNA, com ele faço o que faço pelo Brasil e pelo Ceará”, disse ainda.