Os internos do sistema prisional cearense passarão a receber kits de higiene pessoal e de limpeza fornecidos exclusivamente pelo Estado. A medida é resultado de um acordo entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e as demais instituições responsáveis pelos presídios. Com a mudança, as famílias podem fornecer somente malotes com toalhas, lençóis e colchões.
Conforme a proposta da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), os materiais serão entregues a cada 15 dias. O kit de higiene é formado por aparelho de barbear; escova e creme dental; desodorante; sabonetes líquido e antisséptico; e papel higiênico. Já a lista de materiais de limpeza inclui sabão em pó (500g), barra de sabão de coco e água sanitária (1l).
O objetivo, segundo o TJCE, é garantir o fornecimento dos produtos e dar maior segurança ao procedimento de entrada de materiais nas unidades. O acordo prevê ainda que “a administração prisional poderá fazer flexibilizações de entregas de malotes no caso de ausência provisória de algum item. Essa entrega poderia se dar nos dias de visitação”.