O Instagram anunciou nesta terça-feira (17) uma série de novos recursos que permitem aos pais acompanhar como seus filhos utilizam a rede social, além de limitar o acesso a algumas informações. Em breve, menores de 16 anos precisarão da autorização dos pais para alterar as configurações de suas contas. Atualmente, o Instagram permite que pessoas a partir dos 13 anos criem uma conta na plataforma.
Com a novidade, chamada "Conta de Adolescente", os pais poderão limitar quem pode entrar em contato com o adolescente e os conteúdos que ele pode visualizar na rede. A Meta, dona do Instagram, informou que os recursos estarão disponíveis na América Latina, incluindo o Brasil, apenas em janeiro de 2025.
Todas essas funções serão administradas remotamente, usando a conta dos responsáveis. Ou seja, não será necessário usar o telefone do próprio adolescente para fazer a configuração, explicou a Meta.
Segundo a empresa, "uma vez que a supervisão estiver estabelecida, os pais poderão aprovar e negar as solicitações dos seus filhos adolescentes para alterar as configurações ou permitir que eles próprios gerenciem as suas configurações".
A Meta admite que menores podem mentir sobre sua idade ao criar uma conta no Instagram. Por isso, está implementando recursos para que os adolescentes confirmem sua verdadeira idade. A companhia também disse estar desenvolvendo tecnologias para identificar contas de menores que utilizaram datas de nascimento de adultos.