O Fortaleza perdeu por 3 a 1 para o Grêmio jogando em Porto Alegre na noite desta sexta-feira (4) e deixou escapar a chance de dormir na liderança do Campeonato Brasileiro. O resultado mantém o Tricolor do Pici na terceira colocação com 55 pontos.
Em partida marcada por falhas dos goleiros, expulsão e arbitragem polêmica, foi o Grêmio que levou a melhor. Os gols foram marcados por Soteldo, Braithwaite e Aravena, para os gaúchos e Hércules para o Fortaleza, que só joga agora no dia 16 de outubro contra o Atlético/MG, às 21h45, na Arena Castelão.
O Grêmio começou pressionando o Fortaleza e não levou muito tempo para abrir o placar. Cristaldo fez uma jogada pela direita e cruzou a bola, que desviou em um defensor rival e sobrou para Aravena, que superou João Ricardo aos 13 minutos. O gol acordou o Laion, que, quatro minutos depois, empatou a partida. Hércules avançou pela esquerda e chutou cruzado, fazendo a bola passar entre as pernas de Caíque e entrar no gol.
O primeiro tempo movimentado teve o Tricolor em busca de mais, com João Pedro e Cristaldo testando a resistência de João Ricardo, que se destacou com defesas. O Fortaleza respondeu com Mancuso, mas Caíque estava atento e salvou. O Grêmio ainda teve outra oportunidade com Cristaldo após um toque de letra de Braithwaite, mas o argentino perdeu a chance. O Tricolor quase saiu na frente antes do intervalo, mas Braithwaite parou em Kuscevic e, em seguida, Cardona bloqueou o chute de Edenilson.
No segundo tempo, o Grêmio voltou com tudo e quase marcou novamente. Braithwaite recebeu a bola de Edenilson e tentou chutar, mas Kuscevic foi preciso e evitou o gol. Aos 13 minutos, os gaúchos retomaram a liderança. Dodi passou para Braithwaite, que avançou e finalizou; a bola saiu fraca, mas João Ricardo deixou passar. O jogo perdeu um pouco de ritmo, e, apesar do Fortaleza manter a posse de bola, a equipe encontrou dificuldades para superar a defesa adversária.
Aos 31, os visitantes quase empataram. Pochettino cruzou para Lucero, que cabeceou para baixo, mas Caíque fez uma grande defesa. O goleiro gremista seria substituído logo depois por Rafael Cabral. O Tricolor ainda conseguiu aumentar a vantagem aos 44 minutos, quando Igor Serrote cruzou para Soteldo, que selou o resultado final. Antes do apito final, houve as expulsões de Mancuso, que recebeu o segundo cartão amarelo, e Fábio, que sequer entrou em campo, por reclamação.