Um policial militar foi afastado do policiamento ostensivo nas ruas após ser filmado agredindo um adolescente infrator para forçá-lo a entregar um comparsa. O caso aconteceu em agosto deste ano no Bairro José de Alencar, em Fortaleza, e repercutiu recentemente nas redes sociais.
A Polícia Militar recebeu uma denúncia que o adolescente agredido e outro suspeito estavam se preparando para fazer um roubo com outra pessoa. Quando a viatura chegou, o adolescente acabou capturado, enquanto o outro fugiu.
Em seguida, o policial afastado teria agredido o adolescente infrator, que estava algemado, com tapas e exigido que ele revelasse a identidade do fugitivo.
O adolescente agredido tem 16 anos e responde por dois atos infracionais análogo ao tráfico de droga, porte ilegal de armas de fogo e roubo portando arma. Ele também é suspeito de dois atos infracionais análogos ao crime de homicídio.
O agente filmado é um tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará que atua na capital cearense. Em nota, a PM afirmou "um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as circunstâncias do fato exibido no vídeo que circula nas redes sociais".
A corporação também informou que o policial militar envolvido foi afastado, de forma preliminar, das ruas, e designado para exercer funções administrativas.
"A PMCE frisa que respeita e garante, de forma indistinta, a preservação da dignidade e dos direitos humanos de todos os cidadãos, que não compactua com desvios de condutas por parte de seus integrantes e que repudia qualquer ação que vá de encontro aos valores e deveres da Corporação", completou.
Também por meio de nota, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou ter instaurado processo disciplinar em desfavor do policial militar.