Filhos e filhas,
Há quase 20 anos comecei a Obra Evangelizar É Preciso e a batizei dessa forma porque, realmente, a evangelização é uma necessidade! Por isso, estamos sempre atentos aos apelos de Deus, sempre buscando novas formas de levar a pessoa de Jesus Cristo. Demos um passo significativo, adquirimos a Terra Prometida, verdade que ainda estamos pagando as prestações, mas com a graça de Deus e a ajuda de todos os associados, vamos conseguir.
Nessa necessidade de evangelizar, agradeço a todos que estiveram em Londres ontem, fiquei muito alegre em celebrar pela primeira vez na capital britânica. Como é gratificante ver a importância de se viver a fé e se aproximar cada vez mais de Deus. E, retornando ao Brasil, estamos em preparação para o Evangelizar Fortaleza, no próximo dia 26, afinal, a evangelização não para!
Todos sabemos que o sedentarismo não faz bem à saúde, ou seja, ficar parado faz mal e até na Sagrada Escritura aparece o dinamismo de “ir”. Abraão aceitou o chamado para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12,1-3). Moisés ouviu de Deus: "Vai; Eu te envio" (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida. A Jeremias disse: "Irás aonde Eu te enviar" (Jr 1,7).
O próprio Jesus nos ordenou: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado” (Mt 28,19-20). Devemos estar sempre em movimento, em busca daqueles que ainda não conhecem verdadeiramente Jesus Cristo.
E, ao longo dessa caminhada, podemos achar que já fizemos muito, mas quem está conectado com o Espírito Santo sempre é convidado a sair da própria comodidade e ter a coragem de fazer o necessário para alcançar aqueles que precisam do amor de Jesus.
Se acaso está achando que já passou seu tempo, lembre-se de Santa Teresa d’Ávila, que celebramos na última terça-feira, dia 15, ela já tinha uma boa caminhada no convento, cerca de 25 anos, quando começou a reforma no Carmelo.
Desculpas para permanecermos estáticos na missão, temos muitas, mas temos muito mais motivos para seguir em frente e anunciar a Boa Nova. Ah temos... E não podemos nos acovardar, como nos exorta o Papa Francisco: devemos ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20).
E o Papa continua: “A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1 Jo 4, 10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa!” (EG 24).
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti