Com o 2024 caminhando para a reta final, candidatos que foram selecionados no programa CNH Popular no ano de 2023 em Santa Quitéria ainda continuam sem previsão de quando serão convocados pelo Detran-CE para iniciarem os atendimentos e poderem emitirem a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação.
A situação de Santa Quitéria não é isolada. São 130 municípios que ainda estão a espera. Dos 184 no total, apenas 38 estão com o processo em andamento e mais 16 iniciarão na próxima semana, sem o órgão revelar quais critérios tem utilizado para a seleção destas cidades e suas prioridades. Considerando edições anteriores na cidade, o número de pessoas que aguardam é aproximadamente entre 120 e 160.
Vale ressaltar que, mesmo com a alta lentidão para avançar, o Detran abriu o programa edição 2024, lançando a mesma quantidade de carteiras, sendo encerrado de forma relâmpago, diante de muitas reclamações dos usuários que sequer conseguiram completar as inscrições.
O programa garante as primeiras habilitações nas categorias A (moto) ou B (carro) - que chega a custar de R$ 1.500 a R$ 2.300 -, para pessoas de baixa renda, cadastradas no Bolsa Família ou pessoas com deficiência.