A temporada de 2024 do Brasileirão terminou neste domingo (8), após a realização da 38ª rodada, culminando com a vitória do Botafogo na competição e em quatro times rebaixados. Com os resultados, foi definido o último time rebaixado para a Série B em 2025: o Athletico-PR, que perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG na Arena MRV. O Furacão se junta a Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá, que já haviam sido rebaixados anteriormente. Essa será a primeira participação do Athletico-PR na segunda divisão desde 2011.
Os quatro times integrarão a Série B em 2025, ao lado de Novorizontino, Goiás, Operário-PR, América-MG, Vila Nova, Avaí, Amazonas, Coritiba, Paysandu, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Volta Redonda, Athletic, Remo e Ferroviária-SP.
O Cuiabá é rebaixado após quatro anos consecutivos na Série A, desde a sua estreia em 2021. Já o Criciúma e o Atlético-GO retornam à Série B após terem conquistado o acesso no ano passado. E, por fim, o Athletico-PR, que volta à Segunda Divisão após passar 13 anos disputando a elite.
Brasileirão Série A 2025: novidades e retorno de gigantes
Na outra ponta, quatro equipes sobem para disputar a elite do futebol brasileiro no próximo ano:
O Brasileirão Série A 2025 terá início em 29 de março e contará com uma pausa entre 15 de junho e 13 de julho devido ao Super Mundial de Clubes da Fifa. O torneio nacional terá 12 rodadas antes da interrupção e será finalizado em 21 de dezembro de 2025.