Campeão argentino pelo Vélez Sarsfield na temporada 2024, o meia-atacante Claudio Aquino se despediu do clube ao fim do contrato e tem sido cobiçado por times sul-americanos. O jogador argentino de 33 anos voltou à mira do Fortaleza, que já tentou contratá-lo no ano passado e retomou o interesse diante do que vê como uma oportunidade de mercado.
A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Germán García Grova. No Brasil, Grêmio e São Paulo também concorrem por Aquino, que atua como meia armador e ponta-esquerda. O Colo-Colo, do Chile, é outro interessado no jogador.
O Tricolor Gaúcho tem o trunfo de agora ser comandado por Gustavo Quinteros, que também deixou o Vélez após o título nacional e já trabalhou com o camisa 22. A definição do novo destino deverá ocorrer nos primeiros dias de 2025. O Brasil é considerado um mercado interessado para Claudio Aquino, que já defendeu o Fluminense em 2016, mas entrou em campo apenas duas vezes.
Em 2023, o Fortaleza já tinha tentado contratar o meio-campista, na janela de transferências, mas o Vélez não aceitou negociá-lo. Desta vez, apesar do alto número de estrangeiros no elenco, a equipe do Pici vê o jogador livre no mercado como uma oportunidade de reforçar o grupo de Juan Pablo Vojvoda, uma vez que poderia contratar uma peça que vem de boas temporadas sem necessidade de negociar com outro clube.
Aquino, vale lembrar, começou 2023 no Cerro Porteño, do Paraguai, e enfrentou o Leão na fase prévia da Copa Libertadores, inclusive anotando um dos gols na vitória por 2 a 1, em Assunção. O Tricolor foi eliminado do principal torneio continental com o revés e seguiu para a Sul-Americana, em que chegou à final e foi vice-campeão diante da LDU, do Equador.
Com a camisa do Vélez Sarsfield, o camisa 22 viveu boa temporada 2024: anotou 12 gols e deu dez assistências em 51 partidas. No ano anterior, foram cinco bolas nas redes e três passes para os companheiros em 13 embates. Quando ainda estava no Cerro, em 2023, repetiu os bons números: 32 partidas, dez tentos e oito assistências.