A programação do 29º Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá inicia, nesta sexta-feira (10) e sábado (11), reunindo pequenos agricultores com experiência em previsões climáticas, feitas a partir da observação da natureza. Considerado o maior evento sobre a temática no Brasil, a reunião se destaca na preservação do conhecimento tradicional transmitido entre gerações.
Nesta edição, o evento contará com a presença de mais de 30 profetas cearenses, que vão compartilhar suas previsões para a quadra chuvosa de 2025. A programação cultural se estenderá até o mês de junho, com seminários temáticos, exibição de filmes, exposições e apresentações musicais.
Os profetas da chuva utilizam alguns métodos, como observar o comportamento de aves migratórias, interpretar sinais coletivos, como sonhos e visões, além de misturar crenças indígenas e práticas religiosas. Idealizado por Helder Cortez e com apoio de João Soares, o evento deste ano vai homenagear diversas personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura regional e do semiárido.
O evento é promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e conta com o apoio de diversas instituições, como o Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá, a Prefeitura Municipal de Quixadá, a Secretaria da Cultura/Fundação Cultural, a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, e a Cagece.
O Encontro dos Profetas da Chuva promoveu o resgate e a valorização da cultura popular, além de trazer benefícios para a região do Sertão Central. A partir do evento foi criado o Dia Estadual dos Profetas da Chuva, comemorado no segundo sábado de janeiro. O evento também influenciou na criação de novos eventos em outras cidades do Ceará.