Uma cena de violência contra um animal causou indignação neste domingo (12), quando um homem matou um gato com um tiro de espingarda, registrou o momento em vídeo e publicou nas redes sociais. O fato teria ocorrido na localidade Pé do Serrote, próximo ao assentamento Raposa, na zona rural de Santa Quitéria.
No vídeo, o autor da ação aparece chamando o animal para se aproximar e, em diálogo com uma segunda pessoa, afirma que o felino ‘vai transmitir alguma doença’. Na sequência, ele aponta a arma e efetua o disparo, que matou o gato instantaneamente. A publicação foi acompanhada da legenda: “meu dia menos estressado sem tomar meu remédio pra cabeça”.
Ver essa foto no Instagram
As imagens foram levadas ao conhecimento da ONG Animais Indefesos, que prometeu tomar medidas urgentes e levará o caso ao Ministério Público. A Polícia Civil deverá conduzir as investigações para apurar o caso e identificar o responsável.
De acordo com a legislação brasileira, maus-tratos a animais, incluindo morte por ferimento, é crime previsto com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A punição pode ser aumentada em até um terço, dependendo das circunstâncias.