O Guinness World Records reconheceu nesta sexta-feira (14) o casal de cearenses Manoel Angelim Dino (105 anos) e Maria de Sousa Dino (101 anos) como o mais longevo do mundo. Eles completaram 84 anos de casado, o que representa bodas de crisântemo. O casal que é natural de Boa Viagem, no interior do Ceará está unido desde 20 de novembro de 1940.
O casal se conheceu por volta de 1936, enquanto trabalhavam na agricultura, ajudando suas famílias. Manoel havia viajado para a região de Almeida, no distrito de Boa Viagem, para pegar uma remessa de rapaduras quando encontrou Maria pela primeira vez. No entanto, naquele momento, nada aconteceu entre eles. Anos depois, o destino os reuniu novamente, e em 20 de novembro de 1940, eles se casaram. Na época, tinham 21 e 17 anos, respectivamente.
Desde o momento em que Manoel viu Maria novamente, ele se apaixonou à primeira vista. Sem perder tempo, expressou seus sentimentos e a convidou para sair. Maria não sabia do interesse romântico dele naquele momento. Eles se encontraram e nunca mais se separaram. Contudo, a mãe de Maria inicialmente se opôs ao relacionamento. Determinado a conquistar seus futuros sogros, Manoel pacientemente ganhou a confiança deles e até começou a construir uma casa para a família que estava prestes a começar.
Após o casamento, o casal trabalhou lado a lado na agricultura, cultivando tabaco enrolado para sustentar a família em crescimento. Eles sofreram muito no campo. Ao longo dos anos, criaram 13 filhos (nove ainda vivos), e a família cresceu, incluindo 55 netos, 60 bisnetos e 14 tataranetos.
Agora, em seus anos mais avançados, seus dias são tranquilos. Devido à sua idade, Manoel passa a maior parte do tempo descansando, levantando-se apenas à noite para sentar ao lado de sua esposa na sala de estar. Todas as noites, às 18h, eles ouvem a oração do rosário no rádio, seguida pela missa na televisão.
O casal afirmou que a chave para uma vida longa está em evitar os vícios, e, segundo Maria, o segredo para um casamento longo e feliz é simples: amor.