22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Golpe do falso advogado: suspeitos de extorquir clientes com ações na Justiça do RS são presos no CE, diz polícia

Segundo a investigação, o alvo dos supostos golpistas são pessoas em busca de indenizações do governo ou de empresas.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: G1 Ceará
27/03/2025 às 08h00
Golpe do falso advogado: suspeitos de extorquir clientes com ações na Justiça do RS são presos no CE, diz polícia
Divulgação/ Polícia Civil do Ceará

Uma ação conjunta das Polícias Civis de Rio Grande do Sul e Ceará cumpriu 24 ordens de busca e apreensão e 12 mandados de prisão temporária nas cidades de Fortaleza e Maracanaú, no Ceará, na manhã desta quinta-feira (27). Os alvos são suspeitos de comandarem um golpe se passando por advogados para extorquirem pessoas que entravam com ações na Justiça.

Conforme a Operação Charlatan, o alvo dos supostos golpistas são pessoas que acionam a Justiça em busca de indenizações do governo ou de empresas. Os processos judiciais usados muitas vezes são públicos.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a delegada Luciane Bertoletti, responsável pela investigação, o Ceará é base de grupos especializados nesse tipo de golpe, que atuam em todo o Brasil.

"Com informações como endereço e telefone das futuras vítimas. É claro que há com relação aos dados dados como endereço telefone eles conseguem de algum lugar. Acreditamos que são vazamentos de dados. Nós tivemos tantos casos de vazamentos de dados que essas informações elas estão na internet ou elas estão em aplicativos à disposição desses criminosos", afirma a delegada.

Em Torres, no Litoral Norte do RS, cerca de 150 clientes de um escritório especializado em direito previdenciário foram abordados pelos golpistas. Segundo a polícia, pelo menos um chegou a fazer o depósito.