Uma ação conjunta das Polícias Civis de Rio Grande do Sul e Ceará cumpriu 24 ordens de busca e apreensão e 12 mandados de prisão temporária nas cidades de Fortaleza e Maracanaú, no Ceará, na manhã desta quinta-feira (27). Os alvos são suspeitos de comandarem um golpe se passando por advogados para extorquirem pessoas que entravam com ações na Justiça.
De acordo com a delegada Luciane Bertoletti, responsável pela investigação, o Ceará é base de grupos especializados nesse tipo de golpe, que atuam em todo o Brasil.
"Com informações como endereço e telefone das futuras vítimas. É claro que há com relação aos dados dados como endereço telefone eles conseguem de algum lugar. Acreditamos que são vazamentos de dados. Nós tivemos tantos casos de vazamentos de dados que essas informações elas estão na internet ou elas estão em aplicativos à disposição desses criminosos", afirma a delegada.
Em Torres, no Litoral Norte do RS, cerca de 150 clientes de um escritório especializado em direito previdenciário foram abordados pelos golpistas. Segundo a polícia, pelo menos um chegou a fazer o depósito.