16/04/2012 às 08h17Atualizada em 16/04/2012 às 08h35
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Esse sistema, presente em celulares de diversas marcas, tornou-se o mais popular quando o assunto são as plataformas móveis, contando hoje com uma base de mais de 300 milhões de usuários pelo mundo.Narjara Caetano, de 28 anos, possui um Samsung Galaxy, com Android, e diz que o aparelho atende a todas as suas necessidades. "Tudo o que preciso em um celular eu encontro na palma da minha mão", afirma a estudante, que diz não encontrar dificuldades em operar o sistema.Já o iOS é o sistema operacional exclusivo da Apple. A grande característica do dispositivo é a qualidade e a grande quantidade de aplicativos, que já chegam a mais de 600 mil. O estudante de administração Rafael Guimarães, 28, já foi usuário do Android, mas fez questão de comprar o iPhone, que utiliza o iOS. "Escolhi o iPhone porque tinha um modelo Samsung básico mas achava muito lento e só trocaria por outro Android se fosse um de nível equivalente ou superior ao iPhone. Até agora ele vem superando minhas expectativas", conta Rafael.O crescente avanço das vendas dos smartphones gerou entre os dois sistemas operacionais uma disputa pelo mercado de celulares. Entretanto, essa disputa vai além das vendas. O duelo entre os dois sistemas chegou até ao aplicativo Instagram. Depois que foi divulgado que o aplicativo estava liberado para o dispositivo Android, usuários do iOS - que antes detinham a exclusividade do aplicativo - usaram as redes sociais para expor seu descontentamento, utilizando comentários e fotos preconceituosos.Para Georg Goersch, editor-chefe do site Diário do Android, a rivalidade acontece no mercado e entre usuários dos sistemas operacionais. "Essa rivalidade exacerbada acontece mais entre os ditos ´fanboys´, termo que designa os fanáticos por suas marcas e gadgets. No mercado, os sistemas operacionais móveis, aí sim, travam uma grande guerra", diz Goersch.Pesquisas divulgadas nos últimos meses mostram que os dois sistemas seguem crescendo na disputa pelo mercado mundial. De acordo com o site "Apps Fire", as lojas virtuais Google Play Store e Apple Store já alcançam, juntas, mais de um milhão de programas disponíveis.Questão de escolhaO fato é que ambos os sistemas possuem vantagens e desvantagens e cada um se adapta melhor a um tipo de usuário. Se você está à procura de um novo celular, o essencial é analisar o que melhor se adequa às suas necessidades.O Android é um sistema operacional baseado em Linux, que oferece apoio para todo tipo de conexão sem fio. Seu sistema é capaz de executar vários aplicativos e processos ao mesmo tempo, além de oferecer uma configuração relativamente simples.A principal característica do Android é a liberdade, pois o sistema possui código aberto, o que permitir a personalização de quase tudo. O usuário tem a liberdade de deixar seu smartphone como quiser. A loja virtual do Android também permite que qualquer pessoa desenvolva aplicativos de qualquer funcionalidade que independe da aprovação do Google. Entretanto há a desvantagem trazida pela falta de segurança que isso causa.Sua loja virtual, Google Play Store, possui cerca de 500 mil aplicativos catalogados. O dispositivo também oferece o uso do Flash para o acesso de todos os sites, tornando a visualização de jogos e vídeos bem melhor. Por ser um sistema operacional do Google, ele conta com uma conexão total dos serviços da empresa. Youtube, Gmail, Gtalk, Google Docs, Google Maps e diversas outras ferramentas estão disponíveis nos aparelhos com Android. Ele tem a vantagem de apresentar uma variedade de opções de aparelhos, como Samsung, LG, HTC e Motorola, e preços razoáveis, que vão de R$ 400 a R$ 1.800.Já o iOS, da Apple, conta com atrativos como velocidade de reconhecimento dos comandos e assistente com comando por voz (o Siri, presente no iPhone 4S). Esse sistema prima pela aparência e facilidade de uso, bastando apenas um toque para acessar os programas.A grande quantidade de aplicativos disponíveis através das lojas virtuais AppStore e o iTunes é um dos grandes diferenciais do sistema. Entretanto, todos os aplicativos disponíveis passam pelo crivo da Apple, ou seja, só entra quem ela quiser. Apesar de tornar o processo fechado, isso também apresenta uma vantagem, pois garante segurança para seus usuários.O sistema da Apple também oferece o Push, serviço ativado o tempo inteiro que avisa sobre novas mensagens em redes sociais, como Twitter e Skype. E o armazenamento de arquivos pode ser feito na nuvem, pelo serviço iCloud. Por ser exclusivo, o sistema opera somente em nos aparelhos da Apple, ou seja, iPhone, iPod e iPad, aparelhos cujos preços giram variam de R$ 1.800 a R$ 2.000.