Uma idosa de 72 anos tentou aplicar um golpe na agência da Caixa Econômica de Santa Quitéria na manhã de ontem (14). Ela se passava por uma senhora de 93 anos quando tentou sacar um valor elevado usando o nome de outra pessoa, o que acabou chamando a atenção dos funcionários, que acharam a movimentação e documentos apresentados suspeitos. Neste momento, resolveram acionar a central de segurança do banco e verificar com uma agência do estado do Piauí para ver se as informações eram verídicas, mas foi constatado que o documento era falso e ela tentou fugir, mas não conseguiu.
A idosa, identificada como Mirtes Martins de Araújo dos Santos, é residente de Oeiras, município do Piauí, mas disse que residia em Timon, no Maranhão. A polícia foi acionada para a ocorrência e ao chegar, encontraram três identidades com a foto dela, mas com nomes diferentes e três celulares dentro do carro em que ela estava. Um homem estava no carro em uma rua próxima e uma outra mulher fugiu.
A Polícia investiga se ela pode fazer parte de uma quadrilha, já que no ano passado foi presa cometendo o mesmo crime. Ela foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil e após os procedimentos, foi liberada. A investigação agora continua com a Polícia Federal, para onde será remetido o inquérito.
A partir de uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, conseguiram ter um grau do golpe que ela já vem praticando em diferentes locais. Em depoimento, a idosa dizia que era do Piauí e vinha passar um tempo em Santa Quitéria, já o rapaz que estava com ela no carro disse que tinha vindo ter um encontro amoroso, no entanto, ambos estavam hospedados em uma pousada da cidade.
Em 2024, Mirtes e André Lemos da Silva foram presos em flagrante após tentar sacar R$ 37 mil reais de uma aposentada, utilizando um documento de identidade falso. O caso ocorreu em Marabá, no Pará, mas a justiça decidiu conceder liberdade provisória pela ausência de motivos para a prisão preventiva e pela aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.