19°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Corpo do Papa Francisco chega à Basílica de São Pedro e fiéis começam a fazer visitas

O Papa Francisco morreu na manhã da última segunda-feira (21), aos 88 anos, conforme informou o Vaticano

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
23/04/2025 às 11h07
Corpo do Papa Francisco chega à Basílica de São Pedro e fiéis começam a fazer visitas
Foto: Divulgação / Vatican News

O corpo do Papa Francisco chegou na manhã desta quarta-feira (23) à Basílica de São Pedro, em Roma, dando início a um período aberto a visitas dos fiéis, até o velório público, que acontecerá no sábado (26). A chegada foi marcada por uma solenidade religiosa e uma procissão que contou com a presença de cardeais, prelados, guardas suíços e milhares de fiéis que lotaram a Praça de São Pedro para prestar as últimas homenagens ao Pontífice.

O translado começou por volta das 4h (horário de Brasília) na Casa de Santa Marta, residência oficial onde o Papa Francisco viveu durante o pontificado. A procissão seguiu pelas praças Santa Marta e dos Protomártires Romanos, passando pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, onde o corpo entrou na Basílica pela porta central. O momento foi conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, que presidiu uma oração e a Liturgia da Palavra diante do altar da confissão, abrindo oficialmente o período de visitação.

O caixão do pontífice foi recebido com aplausos e manifestações de respeito por parte da multidão, que acompanhou o cortejo. Bispos, padres e fiéis poderão prestar suas homenagens, que ocorrerão nos seguintes horários (horário de Brasília): das 6h às 19h desta quarta-feira; das 2h às 19h de quinta-feira; e das 2h às 14h de sexta-feira.

O funeral oficial está marcado para o sábado (26), às 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, presidido pelo decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re. Após a missa exequial, o corpo será levado para sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior, conforme desejo expresso pelo próprio Pontífice em testamento.

O sepultamento ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, atendendo ao pedido pessoal do pontífice, tornando-o o primeiro papa desde Leão XIII (1903) a ser enterrado fora do Vaticano. Francisco escolheu esse local por sua devoção à Virgem Maria e por ter iniciado e encerrado ali todos os seus grandes momentos de oração durante o pontificado.