22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Polícia Civil prende grupo suspeito de fraudar empréstimos e sacar FGTS de vítimas no Ceará

Os sete presos responderão por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e organização criminosa

Josyvânia Monteiro
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: Diario do Nordeste
28/04/2025 às 15h02
Polícia Civil prende grupo suspeito de fraudar empréstimos e sacar FGTS de vítimas no Ceará
Foto: Reprodução / Policia Civil

Um grupo criminoso de sete pessoas foi preso nesta segunda-feira (28) pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por uma série de fraudes bancárias e estelionatos eletrônicos contra clientes de bancos em solo cearense e no estado do Pará.

Os suspeitos realizaram empréstimos fraudulentos, saques indevidos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e abriam diversas contas bancárias em nome das vítimas. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Além dos sete mandados de prisão, efetuados no Ceará, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Região Metropolitana e Belém, no Pará. A ofensiva foi intitulada "Operação Spectre" e teve atuação de policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) 

A primeira fase da força-tarefa teve ainda contas bancárias, com valores milionários, de 24 pessoas físicas e jurídicas bloqueadas, e quatro veículos apreendidos.

Os fatos foram investigados após diversas vítimas abrirem Boletins de Ocorrência (B.Os) relatando os golpes virtuais.

Conforme as investigações, os golpistas integram um grupo atuante no Ceará e especializado em fraudes bancárias virtuais. Além dos empréstimos fraudados e dos saques do FGTS, eles abriam contas bancárias que burlavam o reconhecimento facial, e usavam uma técnica chamada "spoofing" para enganar vítimas, com o número telefônico utilizado pelos suspeitos imitando o de instituições bancárias. 

As sete pessoas capturadas vão responder por crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e organização criminosa.

Um dos suspeitos ainda foi autuado em flagrante por falsificação de documentos, pois foi descoberto que ele comandava uma espécie de laboratório de falsificação.