21°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Enem 2025 voltará a valer como certificado de conclusão do ensino médio, diz ministro

Dependendo da nota no Enem, candidato maior de 18 anos que não se formou na idade correta pode conseguir o diploma escolar

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: G1
23/05/2025 às 22h04
Enem 2025 voltará a valer como certificado de conclusão do ensino médio, diz ministro
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quinta-feira (22) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno. A prova havia deixado de ter essa função em 2017, por decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Desde então, adultos que não se formaram na idade correta passaram a buscar o diploma do ensino médio (e também do fundamental) por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Segundo o Ministério da Educação (MEC) já afirmou em outras ocasiões, mesmo com a retomada do Enem como forma de proporcionar um diploma escolar, o Encceja não deixará de existir.

As inscrições ficarão abertas de 26 de maio a 6 de junho. Sem divulgar mais detalhes, Santana adiantou que alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas terão uma "pré-inscrição" já feita pelo Inep. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.

Entre 2009 e 2016, os candidatos com mais de 18 anos que não tinham terminado o ensino médio podiam se inscrever no Enem para que, dependendo da nota alcançada, conseguissem obter um certificado de conclusão dos estudos escolares. Isso possibilitava, por exemplo, que eles participassem de processos seletivos para vagas de emprego que exigiam o diploma.