“Typosquatting”. O nome é difícil, mas se você é usuário da internet e não tiver cuidado com o que isso representa, pode acabar perdendo o sossego. O termo significa o tipo de ameaça que tenta enganar usuários de sites de bancos e outros serviços online quando o criminoso compra e registra um domínio de internet usando um nome parecido com o legítimo, mas com uma diferença de uma letra a mais ou a menos no nome. Assim o usuário despercebido na digitação será direcionado ao site falso, sem perceber.
Errar uma letra na digitação é bastante comum por parte dos usuários e, por isso, os cibercriminosos costumam explorar esse deslize. Caindo no site falso sem saber, o usuário digita todos os seus dados bancários e senhas, que são capturados pelos criminosos.Foi nesse intuito que um cibercriminoso brasileiro registrou em poucos dias 80 domínios maliciosos, usando o nome de seis grandes bancos brasileiros, esperando que a vítima acredite estar na página legítima, quando na verdade está numa página falsa preparada especialmente para roubar suas credenciais de acesso.Clique
aqui e confira a lista de domínios de typosquatting destinados a enganar o usuário de bancos brasileiros, segundo levantamento feito pelo pessoal da Kaspersky Lab.
Na Rede/ Diário do Nordeste