O projeto de lei que propõe reconhecer a panelada como patrimônio gastronômico, cultural e imaterial do Estado está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A proposta, de autoria do deputado estadual Acrísio Sena (PT), visa valorizar uma das receitas mais tradicionais da culinária cearense, destacando seu papel na identidade e economia local. Além disso, o reconhecimento busca mostrar a importância do prato como atrativo turístico, presente em mercados, quiosques e restaurantes em todas as regiões do Ceará.
“A panelada reflete a tradição e o pertencimento cultural dos cearenses. É mais que um prato: é um símbolo da nossa identidade e da nossa história”, afirmou Acrísio.
Sendo um dos pratos mais tradicionais da culinária cearense, a panelada é feita com o bucho, tripa, mocotó, entre outros rejeitos do boi. A receita é cozida lentamente com temperos, como alho, cebola, pimenta-do-reino e cheiro-verde, sendo, geralmente, servida quente, acompanhada de arroz, farinha ou pão.