O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 27 de junho o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Somente após a confirmação do pagamento a inscrição será efetivada.
O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser pago por boleto bancário, disponível na Página do Participante, além de Pix, cartão de crédito ou débito em conta-corrente, ou poupança, conforme as opções oferecidas pelo banco. No caso do Pix, o QR code está localizado no próprio boleto.
Candidatos da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025 possuem isenção automática da taxa, portanto, não terão boleto gerado no sistema.
As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as aplicações ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada em novembro na capital paraense.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada anualmente no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Criado em 1998, o Enem foi pensado, inicialmente, para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Com o tempo, ganhou outras funções e, atualmente, é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, tanto em universidades públicas quanto privadas.