21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Estudantes da UVA denunciam insalubridade no RU e Universidade emite nota de esclarecimento

Na publicação, os estudantes relatam filas intermináveis, desorganização no atendimento, presença de fios de cabelo e até larvas na comida

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Sobral Online
18/06/2025 às 16h13
Estudantes da UVA denunciam insalubridade no RU e Universidade emite nota de esclarecimento
Foto: Divulgação

A crise na qualidade dos serviços do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) tem gerado forte repercussão entre os alunos da instituição. Nos últimos dias, o Centro Acadêmico de Direito Manoel de Castro Carneiro Neto divulgou uma nota de repúdio denunciando insalubridade, descaso e alto custo no RU, após a troca da empresa responsável pela alimentação.

Na publicação, os estudantes relatam filas intermináveis, desorganização no atendimento, presença de fios de cabelo e até larvas na comida. O documento aponta ainda que a qualidade das refeições é “abaixo do aceitável”, e que o preço cobrado é um dos mais altos entre as universidades públicas do Ceará — sem condizer com o serviço oferecido.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, a nota afirma que a alimentação estudantil não é um privilégio, mas um direito básico, cobrando transparência da administração universitária, rigor na fiscalização da nova empresa e providências urgentes para garantir segurança alimentar e respeito à permanência estudantil.

Em nota oficial publicada no dia 17 de junho, a Universidade Estadual Vale do Acaraú afirmou que a situação vem sendo acompanhada e que decisões administrativas foram tomadas para resolver os problemas relatados. A UVA informou que a empresa anterior foi notificada diversas vezes e que a nova empresa foi contratada após recomendação jurídica e avaliação técnica.

A instituição também garantiu que está mantendo a fiscalização do serviço prestado e destacou que a qualidade das refeições, “ainda em fase de transição contratual”, será alvo de ações contínuas de controle e melhoria.