Faleceu na noite desta segunda-feira (23), aos 85 anos, o quiteriense Francisco Adalberto Tavares, uma das figuras mais emblemáticas da história política de Nova Russas. Ele estava internado desde a semana passada no Hospital São Lucas de Crateús, tratando de um quadro de pneumonia, mas não resistiu às complicações da doença.
O corpo está sendo velado no Centro de Velório Anjo da Guarda, no Centro e antes do sepultamento no cemitério Solar Eterno, passará pelo Paço Municipal, sede da Prefeitura, para uma solenidade fúnebre.
Natural de Santa Quitéria, Adalberto Tavares migrou ainda jovem com sua família para Nova Russas, onde se destacou no comércio e, principalmente, na política. Foi um dos nomes mais respeitados da cena política local nos séculos XX e XXI, sendo lembrado por sua postura moderada, conciliadora e fiel às causas populares.
Em 1988, foi figura central na disputa eleitoral ao lado de Aguiar, formando a chamada “3ª via”, que rompeu décadas de domínio político de uma oligarquia local. Em 1992, foi eleito vice-prefeito ao lado do então prefeito Luís Acácio de Sousa, sendo fundamental na vitória e na condução da gestão.
Seu estilo era baseado na amizade verdadeira, na verdade e no respeito ao próximo, características que inspiraram toda uma geração de lideranças que seguiram seus passos.
Ele deixa a esposa Engracia e quatro filhos, ou melhor, os “Meninos do Adalberto” como são conhecidos até hoje: Francisco (ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal), Adalberto Filho (ex-vereador e ex-secretário de Educação), César (empresário da rede A Notícia do Ceará) e Francisco Antônio.
Um homem reconhecido por sua inteligência apurada, profundo conhecimento da história local e comportamento sempre sereno, voltado ao diálogo e ao respeito.