22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Fortaleza recorre e consegue efeito suspensivo para Marinho jogar o Clássico‑Rei

A penalidade foi resultado da expulsão de Marinho na nona rodada da competição nacional, durante o jogo contra o Vasco da Gama

Josyvânia Monteiro
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: O Povo
12/07/2025 às 12h44
Fortaleza recorre e consegue efeito suspensivo para Marinho jogar o Clássico‑Rei
Foto: Reprodução / Mateus Lotif/ Fortaleza EC

O plantel do técnico Vojvoda ganhou um reforço para Clássico-Rei. O Fortaleza conseguiu, na manhã deste sábado, 12, um efeito suspensivo junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que permite a participação do atacante Marinho na partida ante o Ceará neste domingo, 13, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

A decisão ocorre após o Leão do Pici apresentar um recurso contra a punição de duas partidas imposta ao jogador pela 6ª Comissão Disciplinar da entidade. A penalidade foi resultado da expulsão de Marinho na nona rodada da competição nacional, durante o jogo contra o Vasco da Gama. Na ocasião, o atacante recebeu cartão vermelho direto por uma cotovelada no peito do lateral Lucas Piton.

Com o efeito suspensivo deferido, Marinho está liberado para atuar enquanto aguarda o julgamento do recurso pelo Pleno do STJD. O episódio foi inicialmente enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de agressão física e prevê suspensão mínima de quatro jogos. No entanto, o departamento jurídico do Fortaleza conseguiu reverter a tipificação para o artigo 250, que trata de ato desleal ou hostil e tem punição mais branda.

A decisão traz alívio ao técnico Juan Pablo Vojvoda, que poderá contar com o jogador em uma das partidas mais importantes do ano, diante do maior rival regional. Caso o Pleno mantenha a punição após o clássico, Marinho deverá cumprir a segunda partida suspenso em confronto posterior. Um já havia sido cumprido automaticamente após a expulsão.

O Fortaleza conseguiu, no fim da tarde desta sexta-feira, 11, regularizar o atacante Tucu Herrera no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, deixando o argentino apto para atuar no Clássico-Rei do próximo domingo.

Contratado por R$ 13 milhões e cercado de boas expectativas, o atacante poderá fazer sua estreia com a camisa tricolor caso seja utilizado por Vojvoda. No início da semana, o jogador foi apresentado oficialmente pelo clube e destacou a importância do Clássico-Rei, que tem clima de decisão internamente no Pici.

“O Clássico-Rei foi a primeira coisa que me falaram quando cheguei aqui, principalmente sobre a maneira como isso é vivido. Creio que será uma semana muito importante para o clube e para todos: o elenco e a comissão técnica. Daremos o nosso melhor para conseguir a vitória”, disse em entrevista coletiva na última segunda-feira, 7.