A Polícia Civil do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a operação Tropa do Empresário, que investiga a atuação de uma organização criminosa com base em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação, coordenada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Trairi e Quixeramobim.
Ao todo, cinco pessoas foram presas até o momento, quatro por mandado judicial e uma em flagrante. Três dos alvos também foram autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Segundo a Polícia Civil, o grupo é suspeito de movimentar entorpecentes e lavar grandes quantias de dinheiro por meio de empresas de fachada com atuação nos estados do Ceará, Piauí, Goiás, São Paulo e Paraná.
Durante a operação, foram apreendidas duas armas de grosso calibre, drogas, aparelhos celulares, dois carros de alto padrão (entre eles, um Audi e um Corolla) e cheques com valor estimado em R$ 1,5 milhão, encontrados na residência de um dos investigados. O material recolhido agora passa por análise da inteligência da Polícia Civil.
“Conseguimos avançar até o núcleo de liderança do grupo. Os alvos possuem ligação direta com a movimentação de drogas e recursos ilícitos entre os estados”, explicou o delegado Rodrigo Ribeiro, da 1ª Delegacia de Polícia de Caucaia, que integra o DPM. Segundo ele, a estrutura criminosa é organizada e cada membro tinha função específica dentro da operação.
A operação teve início após a prisão de um traficante em 2022, em Caucaia. A partir de dados fiscais, bancários e financeiros, os investigadores chegaram a outros integrantes da organização e passaram a monitorar empresas suspeitas de atuarem como fachada.
A Polícia Civil informou que as diligências continuam ao longo do dia para localizar alvos com mandados em aberto e cumprir outras ordens de busca. A expectativa é que novas fases da operação sejam deflagradas nos próximos dias.