O consumo de carne de frango, ovos e derivados segue recomendado no Ceará, mesmo após a confirmação de um caso de gripe aviária no Estado.
O diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Amorim Sobreira, explicou, em entrevista que o cozimento desses produtos já elimina qualquer risco à saúde.
"O cozimento já mata qualquer possibilidade de o vírus estar ali contaminando. Ela é uma doença, até para esclarecer a população, mais prejudicial para as pessoas que têm o convívio direto com as aves, os tratadores, o proprietário. Para a população que consome a carne, o ovo, o risco é muito pequeno. Pode se alimentar sem problema nenhum”, disse.
Amorim informou ainda que o foco registrado na semana passada em Quixeramobim (212,24 km) já foi eliminado.
As medidas incluíram a interdição da propriedade e a eutanásia das aves, conforme o plano nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ele destacou também que as propriedades rurais em um raio de 10 quilômetros do foco estão passando por vistorias realizadas por técnicos da Adagri.
Até o momento, mais de 100 propriedades foram visitadas, mas nenhum novo foco ou suspeita foi identificado.
“Nós estamos numa fase de vigilância das propriedades. Já foram visitadas (até 22 de julho) 117 propriedades, e em nenhuma foi identificado animal com sintomas. Isso quer dizer que a doença estava naquele foco, naquela propriedade”, reforça Amorim.