As forças de segurança do estado do Ceará contabilizaram seis pessoas presas em flagrante, ao longo desta semana, por furto de energia – o conhecido “gato”. Somente na última quarta-feira (23), equipes da Enel Distribuição Ceará realizavam inspeções na rede na cidade de Caririaçu e identificaram as ligações irregulares em quatro residências. Os responsáveis pelos imóveis foram levados à delegacia, onde foram presos em flagrante.
Os outros casos aconteceram nesta quinta (24), no município de Icó, com uma prisão, e em Fortaleza, no bairro Jangurussu. Na ocasião, eram realizadas inspeções no contexto da operação Celare, que mira crimes de furto de cabos e receptação de materiais furtados. As ações contaram com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, afeta diretamente a qualidade do serviço de energia fornecido à população e pode colocar em risco a comunidade local, podendo causar acidentes graves, inclusive com quem manipula a rede elétrica de forma indevida.
A Enel informa que, como forma de combate, realiza inspeções na rede elétrica e acompanhamento com análise de dados. Entre janeiro e abril deste ano, foram identificados mais de 11 mil furtos de energia elétrica, após 46.550 fiscalizações técnicas. Com apoio da Secretaria da Segurança Pública do Ceará, foram realizadas 164 operações especiais, que resultaram em 68 prisões em flagrante por furto de energia.
Já em 2024, foram identificados 38.307 casos de fraude na rede elétrica. A distribuidora realizou mais de 155 mil inspeções técnicas e 135 operações especiais, que levaram à prisão em flagrante de 37 pessoas.