Dois jovens de 18 anos morreram afogados na manhã deste domingo (27) em uma área conhecida como "Buraco Azul", localizada em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. O local é uma pedreira desativada que virou ponto turístico.
De acordo com informações preliminares, os jovens estavam tomando banho no local quando se afogaram.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil está investigando as circunstâncias do duplo afogamento.
"Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionados. A Delegacia de Juazeiro do Norte apura o caso", diz a nota da SSPDS.
O local ganhou notoriedade por suas águas claras, em tons de verde e azul, que lembram o famoso "Buraco Azul" em Cruz, cidade no Litoral-Oeste do Ceará. No entanto, em 2023, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju) interditou o "Buraco Azul" da cidade após especialistas alertarem sobre a toxicidade da água, que representa um risco grave à saúde.
A coloração da água é causada por compostos químicos presentes em explosivos usados na exploração de rochas por uma mineradora desativada. Além disso, o local apresenta paredões de até 30 metros de altura e uma profundidade que varia entre oito e dez metros.