Na mais recente pesquisa nacional realizada pelo instituto Ipsos-Ipec, os clubes cearenses Fortaleza e Ceará seguem entre as maiores torcidas do país, mesmo com uma pequena oscilação negativa dentro da margem de erro. Ambos aparecem com 0,7% da preferência nacional: o Fortaleza caiu de 1,3% em 2022 para 0,7% agora, enquanto o Ceará recuou de 0,8% para 0,7%.
Apesar da queda, os números refletem a consolidação das duas equipes na elite do futebol brasileiro e a fidelidade de suas torcidas, especialmente no cenário regional.
A pesquisa revela também que, no cenário nacional, o Flamengo permanece isolado na liderança como o clube com a maior torcida do Brasil. Mesmo com uma leve oscilação de 21,8% para 21,2% — variação dentro da margem de erro —, o rubro-negro ampliou sua vantagem em relação aos principais concorrentes.
O levantamento entrevistou 2.000 brasileiros com mais de 16 anos entre os dias 5 e 9 de junho, em 132 municípios espalhados por todas as regiões do país. A margem de erro é de 1,8%. A pergunta base foi: “Você torce ou tem simpatia por qual time brasileiro? E por mais algum?”, permitindo a menção espontânea de até dois clubes.