Um empreendimento residencial construído de forma irregular em uma área de zona de preservação ambiental, com aterramento da lagoa no Bairro Maraponga, em Fortaleza, será demolido a pedido da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). A demolição inicia nesta terça-feira (5).
Conforme a Agefis, a obra foi alvo de diversas fiscalizações, iniciadas em setembro de 2024, quando a equipe do órgão identificou a construção em solo não edificável, sem autorização. Na ocasião, foram registrados dois autos de infração: um pela construção em área de proteção ambiental e o outro devido ao desmatamento e à degradação da área ambiental.
Mesmo após as autuações e o embargo, as atividades no local foram mantidas. Com isso, novas fiscalizações, realizadas em abril e julho de 2025, constataram a continuidade da obra, resultando na emissão de três novos autos de infração.
Diante da "gravidade e da insistência na ilegalidade", segundo a Agefis, foi determinado o cumprimento da medida administrativa de demolição, com base no Código da Cidade, que estabelece os parâmetros para o uso e ocupação do solo em Fortaleza.
O caso também está sendo investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que instaurou um inquérito para apurar possível crime ambiental, já em tramitação na Justiça.