Operação Nordeste Integrado, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 7, estrá cumprindo 30 mandados judiciais em Fortaleza. Ação acontece no Ceará e mais sete estados nordestinos, mobilizando 5.903 agentes de Segurança Pública para o cumprimento de 510 mandados de prisão e de busca e apreensão com o objetivo de combater o avanço de grupos criminosos com atuação interestadual.
No Estado, a Operação mobilizou um efetivo de 960 policiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 157 da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 55 agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Conforme balanço parcial da SSPDS, dentre as capturas realizadas até às 10h30min desta quinta-feira, 8, há prisões por cumprimento de mandados de prisão preventivas por crimes como estupro de vulnerável, violência doméstica, roubo a pessoa e homicídio doloso, além de uma prisão em flagrante pelo crime de tráfico ilicito de drogas.
Os trabalhos operacionais ocorrem ininterruptamente durante dois dias, tendo iniciado nesta quinta-feira, 7, e encerram na noite de sexta-feira, 8.
Operação executa o reforço de patrulhamento, cumprimento de mandados judiciais, prisões em flagrante e apreensão de armas de fogo, drogas e outros materiais ilícitos.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), as ações são baseadas em análises prévias de manchas criminais, garantindo maior efetividade nos territórios mais vulneráveis.
A ofensiva busca ainda reduzir os crimes como homicídio, tráfico de entorpecentes e armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de roubos a pessoas, seguindo o escopo do Programa Ceará contra o Crime, em áreas de fronteiras estaduais.
As ações estão ocorrendo de forma simultânea nos estados de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
“Reafirmando o compromisso com o fortalecimento da Segurança Pública regional, a Operação Nordeste Integrado marca a integração estratégica entre as forças policiais entre os estados do Nordeste”, destaca a SSPDS.