O presidente do PSDB Ceará e prefeito de Massapê, Ozires Pontes, confirmou que está “tudo certo” para a retorno de Ciro Gomes, ainda no PDT, à sigla tucana. Segundo ele, não há data oficial para o ato, mas o movimento já era articulado “há muito tempo”. “Certíssima a ida dele para o PSDB. Não tem data marcada ainda. Na semana que vem não vai ser, até porque o senador Tasso Jereissati está em São Paulo, só chega na quarta. Pode ser na outra semana, mas está tudo certo”, disse Ozires ao O POVO neste sábado, 9.
O dirigente tucano confirmou que o desejo é Ciro concorrer à sucessão de Elmano de Freitas (PT) no Palácio da Abolição. "A intenção é que ele seja candidato a governador". Embora o ex-ministro também seja mencionado para concorrer à Presidência da República, Ozires minimiza a hipótese. “A presidência tem alguma possibilidade? Da gente, minha, do Tasso? Não. Mas aí quem tem que decidir é ele, Ciro". Ozires contou que houve uma conversa do ex-ministro com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).
"Houve uma conversa para a presidência? Houve, do Aécio com ele, Ciro, nesse sentido de presidência. O Aécio estimulando, mas eu não vejo ambiente para isso. Vejo ainda uma polarização muito grande. Não acho que seja viável, mas ele já foi várias vezes e ele já aparece bem também nacionalmente”, comentou Ozires.
O presidente do PSDB Ceará disse ainda que Ciro recebe apoio de alas da direta e da extrema-direita. "Os bolsonaristas estão vibrando com a provável candidatura do Ciro ao Governo [do Ceará], estão querendo votar. Aqui na Zona Norte, onde eu milito fortemente, não tem outro nome. O único nome, mesmo, com chance de vitória é o de Ciro Gomes", afirmou. "Se vier com outro nome, eu não vejo viabilidade, não", finalizou Ozires.
Publicamente, Ciro não confirma a pré-candidatura a governador e diz não ter pretensão de concorrer a mais nada. Ele afirma apoiar para concorrer o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que deixou o PDT e tem ingresso anunciado, mas ainda não oficializado, ao União Brasil. Porém, nas conversas internas, membros da oposição consideram que o ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional se porta cada vez mais como possível candidato. Embora Roberto Cláudio seja bem aceito para ser o candidato da direita, Ciro é preferido no bloco.