Um grupo de motociclistas foi detido, na noite deste domingo (17), durante ação de combate ao esquema para manipular preços das corridas por aplicativo. Conforme apuração da TV Verdes Mares, foram detidos cerca de 15 motociclistas na Prainha, no município de Aquiraz. As motos foram apreendidas.
Na manhã desta segunda-feira (18), os motociclistas foram encaminhados para a Delegacia de Capturas e Polinter, em Fortaleza. Eles foram autuados pelos crimes de extorsão, associação criminosa e crimes contra a ordem tributária.
O grupo é suspeito de se organizar para solicitar corridas falsas, fazendo com que as corridas reais por aplicativo tivessem aumento nos preços.
Dezenas de motociclistas e motoristas de carros que trabalham por aplicativo ficam parados em postos de gasolina ou ruas escolhidas. Cadastrados na plataforma Uber, eles agem de forma coordenada para gerar uma tarifa dinâmica na região.
Com um segundo celular, eles utilizam o aplicativo como passageiros e pedem corridas ao mesmo tempo. Isso gera mais perfis solicitando corridas no mesmo local, fazendo com que a plataforma automaticamente eleve os preços naquele horário.
➡️ A tarifa dinâmica é um recurso utilizado pela Uber quando a demanda está muito alta, como em horários de pico, grandes eventos e dias com mau tempo.
Motoristas que não fazem parte da fraude e que se sentem prejudicados denunciaram o funcionamento destes grupos, solicitando que a identidade deles seja preservada por medo de represálias.
Os denunciantes relatam que a prática foi observada, nos últimos meses, em municípios como Itaitinga, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Caucaia, Eusébio e Aquiraz, além de bairros mais periféricos de Fortaleza, como o Siqueira.
Em resposta, a Uber afirmou que está em contato e à disposição das autoridades responsáveis e que a manipulação do funcionamento normal da plataforma pode levar ao banimento das contas envolvidas